Cultura

Página inicial » UniPolis » Cultura

Atividades e Espaços culturais

Ementa: As pesquisas sobre cultura constituem uma reflexão sobre o papel da cultura na constituição da identidade coletiva e das políticas culturais como instrumentos de desenvolvimento social e econômico. Atividades culturais são as artes em si, como: as artes cênicas - circo, dança, ópera, teatro , as artes visuais/plásticas - gravura, pintura, design de objeto, artes gráficas, cenografia, escultura, fotografia, música e literatura. Espaços culturais são as casas de cultura, biblioteca, museus, anfiteatros, arquivos, cinemas, conchas acústicas, praças, academia de letras, feira de livros, festivais musicais, de literatura, poesia, entre outros. Para desenvolver a pesquisa, pode-se fazer um levantamento da existência das atividades e espaços existentes na cidade de Santos, fazer pesquisa de campo, entrevistas com autoridades políticas, artistas, realizadores, acompanhar eventos, entre outros.


Financiamentos para a cultura

Ementa: Os financiamentos para a cultura, em sua maior parte de origem pública, podem fornecer dados importantes para se compreender o público a quem ela se destina. Essa pesquisa poderá construir um mapa sobre a cultura santista, suas origens e destinações, compreendendo os espaços e as classes sociais a quem ela é destinada.


Políticas Públicas

Ementa: Os financiamentos para a cultura, em sua maior parte de origem pública, podem fornecer dados importantes para se compreender o público a quem ela se destina. Essa pesquisa poderá construir um mapa sobre a cultura santista, suas origens e destinações, compreendendo os espaços e as classes sociais a quem ela é destinada.


Diversidade Cultural

Ementa: Diversidade cultural é um conceito que procura expressar a diferença cultural existente entre os povos. Assim como existem diferenças culturais entre países, também existem muitas diferenças locais. Por isso, podemos falar em multiculturalidade. O objetivo desse subtema é entender a formação e a expressão cultural da cidade de Santos na perspectiva das formas de expressão cultural dos diversos grupos.


Cultura e memória histórica

Ementa: Memória é a forma como lembramos e interpretamos as experiências do tempo passado. Essas lembranças, na maioria das vezes, ficam inscritas nos espaços físicos da cidade e nos comportamentos e rituais/acontecimentos da população. Memória histórica é, por sua vez, um diálogo entre tempos e gerações diferentes e, por isso, nos ensina a viver no presente, a partir das lições do passado. Assim, as pesquisas desse subtema têm como objetivo estudar como a memória histórica e coletiva está representada na cultura da cidade. A pesquisa pode ser realizada em espaços de memória (como o centro histórico da cidade, a Bolsa do Café, museus, lugares tradicionais como o Estádio e o CT do Santos F.C, a área continental, os bairros históricos, os antigos quilombos, o antigo Engenho dos Erasmos). Para realizá-la, podem ser utilizadas a visitação aos espaços, busca de documentos da Fundação Arquivo e Memória de Santos ou nos arquivos pessoais das famílias tradicionais da cidade, entrevistas com testemunhas, entre outros.

Universitas Virtual

Agenda escolar

  • Não existem eventos para esse mês.
Saiba mais
Youtube Twitter Facebook

Acompanhe também