Nossa história

Página inicial » Institucional » Nossa história

No dia treze de maio de 1979, o sonho de um grupo de professores tornava-se realidade. Era inaugurado o Colégio Universitas, como resultado da busca por um objetivo comum: remodelar o panorama do ensino, preparar o jovem para a vida e negar todo o aparato de automatização reinante na maioria das escolas. De lá para cá, muita coisa mudou. O pequeno prédio, onde as aulas eram lecionadas pelos próprios sócios, deu lugar a uma grande área. O Universitas tornou-se sinônimo de ensino de qualidade, devido ao esforço e determinação dos sócios-professores, que sempre seguiram à risca o que idealizaram no início, mas nunca deixaram de se preocupar com as tendências modernas do ensino.

Alunos na sala de BiologiaA postura do Universitas, ao longo destes anos, tem sido sempre a de mostrar que aprender e formar-se como cidadão são processos que devem ser desenvolvidos paralelamente. Portanto, a preocupação é preparar os alunos para o exercício da cidadania, estimulando a consciência política e a ação social, mas sem deixar de lado os conceitos básicos necessários na aprendizagem de um estudante do Ensino Médio. Não se pode, dadas as exigências do Vestibular, abrir mão do saber oficial.

Entretanto, dentro desses limites, tenta-se agir livremente, unindo a produção criativa ao conhecimento científico e dos avanços tecnológicos. Para isso, busca-se trazer para a sala de aula o dia-a-dia, mostrando para que se estuda determinado assunto. Afinal, vivenciando, aprende-se melhor, enquanto memorizar, apenas, só leva ao esquecimento. Nessa tentativa de englobar todo o conhecimento humano, procura-se sempre respeitar o caráter do jovem, despojando-o de tudo aquilo que o possa transformar em um mero repetidor de fórmulas.Dentro desse princípio, é importante destacar o modelo que preza pela autonomia moral e intelectual dos alunos.

No Universitas, considera-se necessário desenvolver no jovem um espírito crítico tal que o dote de liberdade, para que ele possa fazer suas escolhas de maneira centrada e responsável. É uma preocupação constante fazer o acompanhamento global do aluno e criar situações em que o senso de responsabilidade desses jovens seja desenvolvido. Os portões abertos da escola são um reflexo dessa postura. Com responsabilidade, inteligência e contando sempre com o apoio e cooperação das famílias, os alunos ficam preparados para tomar atitudes perante as opções que a vida apresenta.

Alunos na sala de FísicaÉ a partir desses conceitos que o Universitas Ensino Médio guia sua proposta educacional, com a certeza de que tudo o que se faz é produto de trabalho, amor e disciplina. O sucesso dos alunos que passam por aqui mostram sempre que este é o caminho certo.