#100happydays

No segundo bimestre, os alunos da primeira série estudaram, em Literatura, o período conhecido como Humanismo – fase de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Além do contato com a obra do dramaturgo português Gil Vicente, os alunos estudaram A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri. Nela, o poeta narra o sonho no qual teria viajado pelo Inferno, Purgatório e Céu, onde encontra sua amada, Beatriz (de origem latina, “feliz”). A partir daí, foi aberta uma larga discussão acerca do que entendemos por felicidade e das implicações que a busca por ela tem em nossa vida.

A fim de tornar prática a discussão iniciada, foi proposto aos alunos o projeto #100happydays (em inglês, cem dias felizes), no qual os alunos deveriam escolher uma rede social (Instagram, Twitter, Facebook ou Tumblr) em que postariam uma foto por dia ao longo de cem dias. Cada foto deveria representar um momento feliz experimentado, treinando o olhar a perceber as pequenas felicidades cotidianas, como o contato com os amigos, tirar o tênis ao chegar em casa após um dia cansativo, o amor da família e etc.

Ao fim do processo, que se deu no início do segundo semestre, em agosto, foi elaborado um vídeo celebrativo de cada sala, reunindo algumas das imagens capturadas pelos próprios alunos.

Do projeto, ficou a certeza de que a felicidade é diariamente construída em pequenos gestos, nas relações que construímos com as pessoas que amamos e com o mundo a nossa volta.