Confiança é a base da relação entre professor e aluno

Os dois lados precisam fazer a sua parte para obter êxito nessa parceria

Como a aula fica mais interessante quando existe um bom relacionamento entre o estudante e o professor, não é mesmo? A disciplina parece ficar mais fácil, sem contar que isso facilita o trabalho do docente na hora de desempenhar seu papel na sala de aula, além de ajudar o aluno no aprendizado.

Para essa parceria ser sempre saudável, é necessário respeito e cooperação de ambas as partes. Para Stella Maris Matos Baldo Canever, orientadora escolar do Universitas, essa é uma relação bilateral e, quando apenas um dos lados faz a sua parte, não dá certo. "Cada um precisa se comprometer de acordo com a sua função na sala de aula. O vínculo se estabelece em cada momento. Uma relação que começou de uma forma não tão igualitária acaba se estreitando no dia a dia. No final do ano letivo,  acaba se tornando uma verdadeira amizade".

Manter essa relação, em meio a tanta responsabilidade e obrigação, não é uma tarefa tão simples. A orientadora escolar enfatiza que é um grande desafio construir essa proximidade. "A questão da regra é muito discutida. O jovem quer contestar o tempo todo. Ele considera que tem a verdade absoluta. Ao mesmo tempo, o docente precisa entender que o aluno é um adolescente com as características da faixa etária".

Ser professor exige comprometimento com o conhecimento e com a afetividade. Ser aluno exige confiança, sensibilidade para absorver todas as informações repassadas durante o processo de aprendizagem. Com o clima favorável, os dois acabam ganhando! E não é um jogo. É simplesmente a vida na sala de aula, onde a troca de experiências traz benefícios para todos: alunos e professores.