Dança de Salão: um giro por muitos universos

Ninguém imagina, quando criança, todas as possibilidades que o mundo pode oferecer. Mais tarde, na adolescência, responsabilidades e descobertas passam a fazer parte do cotidiano do jovem e, em meio a tudo isso, ele descobre que a vida é muito mais do que pertencer a um grupo ou se preocupar apenas com as notas. No meio desse turbilhão, algumas atividades podem ajudar a amenizar os impactos dessa fase tão rica e complexa. Entre elas, está a dança de salão.

Por não ser tão comum nos dias de hoje, os alunos que praticam a modalidade conseguem ter contato com outras realidades. A atividade é oferecida aos estudantes do Colégio Universitas, por meio das disciplinas optativas.“Algumas alunas dançam ballet, jazz, sapateado, flamenco, mas ninguém tem contato com forró pé de serra, samba de gafieira, bolero, tango, entre outros ritmos”, afirma André Vilela, responsável pela modalidade. O professor diz que os praticantes conhecem os locais onde essas danças incomuns são praticadas e, dessa forma, acabam tendo contato com outros universos.

Qualquer pessoa pode participar. Não precisa ter conhecimento prévio da dança nem dos ritmos. Segundo André Vilela, a aprendizagem é composta por um momento inicial muito importante de alongamento e conscientização corporal. Posteriormente, são trabalhados dois ritmos diferentes em uma mesma aula.

Uma vez por bimestre é feito um baile de dança de salão no pátio do colégio. A entrada é revertida em ação social, como arrecadação de alimentos ou doações de roupas. Nesses bailes, todos os alunos que fazem ou fizeram dança são convidados, inclusive alunos de outras academias. “É possível ver estudantes do 1º ano do Ensino Médio interagindo e dançando com alguém que já se formou há seis anos e todos se tratam de forma igualitária, muito respeitosa e carinhosa’, declara André.

A dança de salão existe no Universitas desde 2009 e tem também como objetivo trabalhar o desenvolvimento corporal do aluno com técnicas específicas para que ele possa operar o próprio corpo, envolvendo também a integração social. “É comum formarem-se núcleos de amizade de alunos que nem se conheciam. Inclusive, eles saem para dançar fora da escola por conta própria e se tornam amigos para a vida.”, finaliza Vilela.