Excursão a São Paulo

‎   Hoje, dia 22 de março, nós alunos da primeira série do Colégio Universitas, fomos a um passeio cultural, passando por uma apresentação de orquestra na Sala São Paulo, e pelo Museu da Imigração de São Paulo.

Em nossa primeira parada, só a arquitetura do local e os detalhes da construção  já eram de encher os olhos. A orquestra era muito dedicada e envolvente, os músicos e a maestra se mostravam completamente entregues à emoção da intensidade de tocar e conduzir a música. Começaram com intensos graves dos violoncelos, e, em um segundo ato, foi adicionado um incrível pianista. A apresentação se prolongou em um belíssimo espetáculo sonoro por volta de uma hora e meia. A Giovana Rossi, violinista, da classe Aristarco, disse: "Achei legal os alunos poderem ter contato com a música clássica. Eles tocaram uma sinfonia de Beethoven muito conhecida, foi legal termos visto o quanto eles ensaiam, a orquestra é muito esforçada e rigorosa".

Em nossa segunda parada, à primeira vista, subestimei o Museu da Imigração, mas parando para observar melhor, me interessei muito pelos depoimentos de imigrantes, contando como era a experiência da viagem nos navios, a alimentação, a hospedagem, toda a dificuldade e o choque cultural ao chegarem no Brasil. Os alunos Alice Benatti, e Pedro Alonso da classe Demócrito comentaram: "Ah, tinha muita informação legal, conhecemos vários nomes e sobrenomes, eu até achei um parente meu. A gente gostou.", e a Beatriz Caetano, da classe Aristarco, contou que já havia ido ao museu, e como já conhecia, soube como aproveitar melhor.

A excursão foi uma experiência cultural divertida e interessante, aprovada pelos alunos, e que muito nos acrescentou! Finalizo com o comentário do Enzo Nesi, da classe Aristarco, que representa a opinião da maioria: "Achei que o passeio ampliou bastante o nosso conhecimento em áreas que a gente não costuma ter oportunidade de conhecer como a música clássica e sobre nossos antepassados em geral".