Minhocário doméstico do Universitas

O Universitas, cada vez mais, tem colocado em prática técnicas sustentáveis que permitam contribuir para a preservação do meio ambiente.

Agora, contamos com um minhocário doméstico, no colégio. Trata-se de um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos utilizando minhocas e micro-organismos que transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. O sistema é totalmente prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio. Não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejáveis. Enquanto acontece o processo de decomposição dos alimentos, que formará um excelente adubo orgânico natural, um líquido rico em nutrientes e livre de bactérias escorre para a caixa da base, onde fica armazenado. Esse chorume pode ser coletado e depois ser pulverizado nas plantas, servindo de pesticida orgânico. Nem todas as sobras de alimentos podem ir para o minhocário. Na lista dos alimentos vetados estão, por exemplo, carne e queijos – que podem apodrecer − além de comidas salgadas ou muito ácidas.

Confira, abaixo, algumas fotos do minhocário: