Projeto de Integração de Áreas de Conhecimento - Sarau, Palestra e debate

Nos dias 26 e 27 de março, foi colocado em prática o Projeto de Integração de Áreas de Conhecimento, por meio de um sarau, que aconteceu no dia 26, e de uma palestra seguida de debate, no dia 27 de março.

O projeto integra parte dos conteúdos das áreas de conhecimento de 11 disciplinas (Artes, Filosofia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Dança, Literatura, Química, Sociologia e Teatro) e seu tema principal, no primeiro bimestre, foi o Romantismo. O objetivo era entender o processo histórico de amplas transformações e conflitos entre diferentes projetos de sociedade, por meio da compreensão do período artístico ocorrido entre o final do século XVIII e o XIX.

Houve três fases para a formatação do projeto: a primeira, com discussão dos conteúdos em sala de aula; a segunda, de preparação do material para o evento e dos ensaios; a terceira, pela mostra aberta – Sarau e Palestra seguida de debate.

O Sarau aconteceu no dia 26 de março, momento em que os alunos apresentaram os trabalhos produzidos para o projeto.  Uma sala de aula foi transformada na Sala da Poesia Romântica Brasileira, espaço dedicado às histórias e à declamação de poemas de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves pelos alunos. Na Sala da Poesia Romântica Europeia, os alunos apresentaram a biografia e as obras de artistas como Goethe, Byron e Victor Hugo. A terceira sala deu vida para a Música, com execução a de músicas do período, ao mesmo tempo em que dois casais dançavam valsa. No pátio do colégio, aconteceu a representação do “quadro vivo”, em alusão à obra do pintor Eugène Delacroix, intitulada “A liberdade guiando o povo”.

No segundo dia de eventos, tivemos a honra de receber a professora, poeta e cantora Alice Mesquita para uma palestra, em homenagem ao mês da mulher. Foi um encontro com as histórias de grandes mulheres da sociedade, dando ênfase para as que tiveram papel fundamental no Romantismo. Ao final, Alice Mesquita ainda cantou, alegrando a todos.

Após a palestra, houve o debate, cujo tema foi O papel da mulher no Romantismo e na sociedade contemporânea, continuidades e descontinuidades.

O projeto contou com a presença de alunos das três séries, além de familiares e amigos. Foram noites bastante agradáveis nas quais sensibilidade e conhecimento deram as mãos.

Confira abaixo, algumas fotos.