Tecnologia na sala de aula serve para aproximar aluno e professor

Essa ferramenta deve ser usada para tornar um aluno ativo no processo de aprendizagem

Enviar mensagens no Whatsapp, aproveitar jogos online e tirar fotos do celular fazem parte da rotina de uma grande parcela da população. As pessoas estão cercadas pela tecnologia, inclusive, na sala de aula! A grande questão é: até que ponto essa ferramenta pode ser produtiva nesse ambiente?

Para o mantenedor do Colégio Universitas, Prof. Vincenzo Bongiovanni, usar o celular é colocar o aluno dentro de um meio no qual ele já está acostumado. "A tarefa do professor é criar estratégias para que os recursos do celular, tais como trabalhos com textos, fotos, filmagens, mensagens, música e internet, sejam integrados ao conteúdo ensinado".

O papel da tecnologia no processo educacional costuma ser bastante debatido. No Colégio Universitas, cada professor desenvolve formas de ensinar e de educar. O Prof. Vincenzo explica que há docentes que, para fins didáticos, estimulam em sala de aula, o uso de celulares, outros preferem trabalhar na produção de Blogs ou usam programas 2D e 3D de Geometria dinâmica, além de programas de simulação. Há também aqueles que gostam de trabalhar com vídeos e filmes ou no desenvolvimento de jogos.

A tecnologia pode, sem dúvida, ser uma aliada no ambiente educacional e, até mesmo, contribuir na melhoria de algumas atividades nas salas de aula. É importante enfatizar que mesmo com esse novo canal de informação a função do professor é sempre indispensável. "A tecnologia permite um acesso a uma quantidade considerável de informações, mas o aluno deve entender que a informação que ele consegue acessar rapidamente, nem sempre se torna saber. É necessário transformar a informação em saber e a presença do professor é fundamental nessa passagem", esclarece.