Torre de Macarrão

É uma atividade concebida pelo designer da Microsoft, Peter Skillman, e tem sido aplicada em vários países a estudantes universitários, profissionais de diversas áreas e… crianças!  Consiste em criar uma estrutura “utilizando 12 espaguetes e uma fita crepe” com a maior altura possível e que suporte um marshmallow no topo. Esse desafio foi aplicado numa das aulas de Matemática aos alunos da primeira série do Ensino Médio. Os alunos tiveram 18 minutos para realizar a tarefa. O experimento permite o exercício de várias habilidades importantes: trabalho em grupo, gestão de tempo, trabalho sob pressão, comunicação, criatividade, metodologia, lógica, flexibilidade, tomada de decisões compartilhadas, entre outras. A atividade ministrada nas aulas do professor Simões foi coordenada pelo prof. Renato Frosh, arquiteto e doutorando em Educação.