Vestibular: preparação é o segredo para se dar bem

Com a proximidade do vestibular, os jovens começam a sentir aquele frio na barriga e aí vem a pergunta: “Será que estou preparado?”. Mas essa preocupação deve começar muito antes das semanas que antecedem as provas. “O início da preparação para o vestibular tem relação direta com o investimento do aluno nos anos anteriores”, explica a orientadora escolar do Colégio Universitas, Maria Elvira.

Além de dominar os conteúdos das disciplinas exigidas nos exames, o estudante deve treinar a resolução de questões dos principais vestibulares. De acordo com a educadora, é na terceira série do Ensino Médio que os alunos trabalham os assuntos mais complexos. “Manter o foco e ser assíduo neste momento é importantíssimo para se conseguir um bom resultado”, ressalta.

Uma forma de desenvolver a segurança para o vestibular é organizar a rotina de estudos. Quem faz o Ensino Médio ou cursinho deve prestar atenção nas aulas e fazer exercícios em casa, revisando o que aprendeu. “Não basta ser um bom aluno para passar no vestibular. Organizar a semana reservando tempo de estudo se faz necessário”, afirma Elvira.

Já para a Redação, a prática da leitura diária de jornais e revistas é fundamental, não só para desenvolver um tema com também para responder as questões sobre atualidades que costumam cair nas provas. “Existem alguns livros específicos de atualidades que são publicados todos os anos com os assuntos mais recentes e importantes”, finaliza a educadora.