Orgulho Universitas

Página inicial » Orgulho Universitas

Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta

4-6 Nov, Paro, Butão

Mais de 100 pesquisadores, formuladores de políticas públicas, empresários e ativistas de 48 países se reuniram no Butão, entre os dias 4 e 6 de novembro, para discutir sobre um novo modelo de desenvolvimento global tendo por base a felicidade coletiva. A ideia foi lançada há quase quatro décadas pelo rei do Butão como uma crítica à utilização do PIB (Produto Interno Bruto) como medidor de bem-estar das nações. Nos últimos anos, o conceito foi transformado no Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), utilizado pelo Butão para guiar as políticas públicas em todas as áreas.

Num momento em que o mundo mergulha em crises ambientais, sociais e econômicas, o FIB rapidamente conquistou espaço nos fóruns de debate internacional como um caminho alternativo para o futuro da humanidade. E o Butão, um pequeno país encravado no Himalaia, virou uma espécie de laboratório mundial onde esse caminho é testado.

Nossa ex-aluna Priscila Camargo, pós-doutoranda, em Social Studies Program, Teachers College, Columbia University, proferiu palestra nesse evento, discutindo os desafios da implementação do FIB sob o ponto de vista dos valores tais como altruísmo, coletivismo e interdependência entre os seres humanos e a natureza. A partir da pergunta: De que forma esses valores podem florescer em meio à cultura individualista e materialista predominante no ocidente?, apresentou alguns caminhos,  entre eles, a importância de trabalhar o desconforto como catalisador de mudanças de atitude e a valorização das experiências estéticas como canais para níveis mais profundos de conscientização e de engajamento com o mundo. Tudo por meio da educação.

Além de Priscila, mais dois palestrantes brasileiros participaram do evento: Marcos Arruda (economista e educador) e Celina Whitaker (economista).

Priscila Camargo, orgulho Universitas!