Orgulho Universitas

Página inicial » Orgulho Universitas

Ex-aluna Priscila Camargo Ramalho recebeu o título de PhD pela Universidade de Columbia

Em maio deste ano, a ex-aluna Priscila Camargo Ramalho, da turma de 1994, recebeu, pela Universidade de Columbia, Nova York, o título de PhD em Educação, com ênfase na área de Estudos Sociais.

Sua pesquisa investigou a experiência de alunos adolescentes em escolas de Educação Integral, buscando entender as relações entre essa experiência curricular ampliada e a atitude cidadã dos adolescentes entrevistados.

Com base nesse trabalho, ela propôs alguns caminhos pedagógicos para o que chamou de "Pedagogia da Conexão" ‒ uma pedagogia que enfatiza as artes, as atividades experienciais, a natureza, as culturas autênticas, as práticas contemplativas e reflexivas, o diálogo e a exploração de outros territórios educativos para além da escola. Segundo a tese, essas vivências alimentam uma maior conexão dos alunos com o mundo, com os outros, e com eles mesmos. E, mais conectados, eles desenvolvem uma atitude cidadã diferenciada que, ao invés de seguir ou ser moldada por preceitos morais, é impulsionada de forma espontânea por uma força interna que todos temos, mas que em muitos anda adormecida. "Em outras palavras, a Pedagogia da Conexão cultiva um tipo de cidadania que nasce de dentro para fora, a partir de uma combinação entre movimentos de pensar, sentir e agir profundamente sintonizados com a essência do que é ser humano", explica a autora.

Para a realização do doutorado, Priscila contou com uma bolsa da própria Universidade de Columbia e outra da CAPES, a agência de fomento à pesquisa do Ministério da Educação. Hoje, Priscila trabalha como coordenadora de Educação e Pesquisa da Sesame Workshop no Brasil.

Parabéns, Priscila! Estamos muito orgulhosos.