Orgulho Universitas

Página inicial » Orgulho Universitas

Ex-aluno, Rodrigo Gaspar, nos conta sua experiência na Faculdade de Medicina de Harvard.

Rodrigo Stellzer Gaspar formou-se em 2008, aqui no Universitas e ingressou na Unicamp, no curso Ciência do Esporte.

Em 2012, fez intercâmbio na Espanha, na Universidade Politécnica de Madrid, e, no ano passado, recebeu uma ótima notícia: foi aprovado em curso de aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica, na Faculdade de Medicina de Harvard! Após nove meses de intensos estudos, Rodrigo nos conta como foi essa última experiência.

“A Faculdade de Medicina de Harvard, por meio do Departamento de Educação Continuada, oferece o curso de Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica (PPCR) em  formato misto, que consiste em aulas presenciais e à distância, utilizando um sistema de videoconferência instalado em diversos centros ao redor do mundo. Durante nove meses, frequentei vários módulos, como design de estudos clínicos, estatística, metodologias de pesquisa, escrita científica, análise de artigos, entre outros. Tive a oportunidade de conhecer e aprender com pesquisadores renomados de diversas especialidades e distintos países, o que certamente acrescentou muito ao meu processo de formação. Após o término das aulas e provas, foi realizado um workshop presencial aprofundando os conteúdos abordados, bem como aprimorando o projeto em grupo desenvolvido durante o curso, de modo a utilizar todos os conceitos discutidos. Durante esse workshop, estava programada a entrega dos certificados aos alunos aprovados, mas não foi só isso. Fui premiado com um certificado pelo proeminente desempenho e participação, junto a alguns outros alunos indicados pelos professores do curso, e confesso que ainda não assimilei completamente tal acontecimento. Quanto à importância do prêmio, é sempre bom ter seu esforço reconhecido para seguir em frente, ainda mais sendo considerado por muitos um “estranho no ninho” por ser um aluno de graduação de Ciências do Esporte em meio a inúmeros profissionais da área médica, farmacêutica, entre outras, e já formados, alguns até mesmo pós-graduados. Acredito que, mais do que o papel em si, valem as experiências, os contatos e o aprendizado proporcionados durante o curso. Atualmente participo de projeto de iniciação científica no Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LaBMex – FCA) e no Laboratório de Investigação Clínica em Resistência à Insulina (LICRI – FCM) e espero seguir meus estudos na pós-graduação.”