Orgulho Universitas

Página inicial » Orgulho Universitas

Homenagem ao Prof. Laércio José Gerbi

Na última sexta-feira, 31 de julho, aconteceu no Instituto Adolfo Lutz, em Santos, uma homenagem póstuma ao nosso mantenedor Prof. Laércio José Gerbi.

Como diretor desse Instituto, que atua na promoção da Saúde do Estado de São Paulo e na Fronteira do Conhecimento, desenvolveu projetos científicos multidisciplinares, nas áreas de Ciências Biomédicas, Biopatológicas e Químicas.

Amigos e familiares estiveram presentes e participaram do momento em que a sala da diretoria do Instituto passou a se chamar “Sala Professor Mestre Laércio José Gerbi”.

A viúva do professor homenageado, Sra. Elizabeth de Moura Pereira Gerbi, fez um discurso emocionado de agradecimento. Confira:

Agradeço primeiramente ao Edmur que propôs esta homenagem ao Laércio; também ao Secretário de Saúde, Dr. Davi; ao Hélio, diretor do Instituto; Andreia, diretora do Lutz de Santos que concordaram com a proposta.

Esta homenagem, na minha modesta opinião, é mais que justa.

Sua carreira na Saúde Pública começou no Instituto Butantã, onde com o Prof. Dr. Lauro Travassos, Laércio teve o incentivo e a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos.

Em seguida, veio para o Instituto Adolfo Lutz de Santos, e aqui, no Governo Montoro, com o convite do Secretário de Saúde, Dr. Yunes, realizou-se como estudioso, como biólogo e como gestor público.

Laércio é biólogo por excelência, por amar a vida. Como professor, procurou transmitir esse amor aos seus inúmeros alunos.

Estudar e lecionar eram suas grandes paixões (depois de mim, é claro!).

Amava o ser humano e sempre incentivou aos que dele se acercavam a estudarem para que pudessem compreender que seremos melhores e mais felizes adquirindo conhecimentos para contribuir e melhorar a vida das pessoas e as suas próprias.

Laércio continua em mim e nas pessoas que o rodearam, com boas lembranças.

E como disse Fernando Pessoa, “ele dorme na minha alma e de vez em quando acorda e brinca com meus sonhos”.

Ele é homem simples, humanista, ideológico, determinado, de espírito crítico, raciocínio veloz, íntegro, alegre, carinhoso e extremamente generoso.

Ele é parte daquelas pessoas que engrandecem a nossa existência.

Sou privilegiada por ter compartilhado a vida com este grande homem, meu grande amor.

Por isso, parafraseando Mercedes Sosa, “Gracias a La vida, que me hay dado tanto”.

Obrigada,

Beth Gerbi.

Foi uma tarde de muita emoção e boas lembranças.