Projetos

Página inicial » Projetos

Ação social

O Colégio Universitas tem como uma de suas diretrizes promover o exercício da cidadania. O intuito é fazer com que os alunos se conscientizem quanto aos problemas que afligem a sociedade, desenvolvendo, assim, um novo olhar sobre a realidade e estimulando uma tomada de ação.

Vemos o resultado desse novo olhar e do protagonismo juvenil no Projeto Ação Social, que, desde 1996, quando um grupo de alunos do Colégio propôs um trabalho voluntário na entidade Cruzada das Senhoras Católica, vem se desenvolvendo e ampliando cada vez mais.

O projeto vem acontecendo ano após ano, assumindo contornos diferentes de acordo com as ideias e os ideais de cada nova turma.

Páscoa Solidária

Nesse projeto são criadas e confeccionadas, pelos alunos do Universitas, sacolinhas com chocolates, distribuidas às crianças e entregues através de um evento. A creche é escolhida pelos alunos.

Natal Creche Nayla

Ano após ano, as festas de Natal, preparadas por nossos alunos, professores e funcionários para as crianças da Creche Nayla, tornam-se mais especiais. São momentos únicos e mágicos.

A escola se transforma em um grande Buffet e o Papai Noel (Professor ou Funcionário) distribui os presentes doados pelos alunos às crianças. Os alunos promovem as brincadeiras e entretenimento com as crianças.


Complementação Esportiva

Trata-se de uma proposta para a total utilização do Ginásio de Esportes por todos os alunos da escola. São desenvolvidas atividades diversas, incluindo a prática esportiva em quatro modalidades, supervisionada por monitor e que poderão ser frequentadas pelo aluno no período oposto ao que estuda.

As turmas são incentivadas a formarem equipes para participação nos Torneios Interclasses que são realizados aos sábados.

Há ainda a formação de equipes em algumas modalidades para participação em competições regionais.


Clube de Ciências Bartolomeu de Gusmão

O projeto tem como objetivo proporcionar a aquisição e o aprofundamento em temas científicos, desenvolvendo e transformando o saber científico em ações que contribuam com a qualidade de vida do aluno e sua comunidade.


Disciplinas Complementares

As Disciplinas Complementares foram pensadas para atender aos interesses e às necessidades de nossos alunos, contribuindo para uma formação integral. Compõem a parte diversificada do nosso currículo, enriquecendo amplamente o trabalho realizado pela equipe docente, pois são núcleos catalisadores de projetos interdisciplinares.

Ano a ano, cada Disciplina Complementar é avaliada pelos alunos, professores e equipe técnica a fim de se decidir por sua permanência ou substituição por outra de maior interesse. Esse procedimento dinâmico viabiliza um canal direto de comunicação com os alunos, que encontram nessas disciplinas o momento oportuno para trabalhar conceitos, lidar com anseios e dar diretividade e intencionalidade ao conhecimento.

No anexo Matriz Curricular, podem-se observar as Disciplinas Complementares de cada série escolhidas para este ano.


Disciplinas Optativas

As chamadas disciplinas optativas foram criadas com o intuito de possibilitar experiências significativas ao aluno, que pode exercitar o processo de escolha e vivenciar diferentes áreas do conhecimento, ampliando seu currículo e a qualidade de sua formação. Por meio delas, o aluno pode, ainda, amadurecer seu processo de escolha profissional, a partir da identificação com os diversos campos.

Em 2018, as aulas optativas acontecerão, no período da tarde de acordo com o quórum de alunos.

As disciplinas serão desenvolvidas em módulos de aproximadamente sete semanas podendo assim o aluno permutar e contar com um maior número de opções. Haverá controle de frequência para fins de certificação.

As disciplinas optativas oferecidas em 2018 serão: Aprofundamento de Geometria para os Vestibulares, Astronomia, Atualidades, Coral, Dança de Salão, Jogos de Negócios, Instrumentos Musicais, Voluntariado, Aprofundamento de Aritmética para os Vestibulares, Iniciação à Ioga, Cultura Francesa, Gastronomia, Arte e Humanidades para o Enem.


Expo Profissões

Evento que reúne alunos e ex-alunos do Colégio Universitas em torno de relatos de experiência sobre a escolha profissional, a formação acadêmica e a construção da carreira, auxiliando o aluno no amadurecimento de suas escolhas. Participam, também, as Universidades locais que trazem para exposição seus principais cursos.


Laboratórios

Os laboratórios representam uma oportunidade para o aluno observar e construir, na prática, os conceitos trabalhados em nível teórico. Servem tanto para mobilizá-lo para a aprendizagem por meio da formulação de hipóteses, como para comprovar conceitos já trabalhados em sala de aula.

Têm o suporte do laboratório as disciplinas: Matemática, Física, Química e Biologia (1ª e 2ª séries). Todos em ambientes apropriados, especialmente equipados para atender individualmente os alunos. A sistemática é a seguinte: em determinado momento do horário de aulas, metade da turma dirige-se a um laboratório e a outra metade, a outro. Num segundo momento, as turmas se invertem.

No laboratório, os alunos trabalham divididos em grupos, respeitando normas de segurança e convívio explicitadas pelos professores nos primeiros dias do ano. Os alunos produzem ainda relatórios de todas as experiências realizadas, compondo, juntamente com outros itens, a avaliação. Constará do provão da disciplina uma questão sobre as atividades trabalhadas nas aulas de laboratório.


Grupos de Estudos e Monitoria

Como estratégia para auxiliar no processo de aprendizagem e dar suporte àqueles que enfrentam dificuldades especificas em determinados conteúdos escolares, alunos das 1as, 2as e 3as séries do ensino médio coordenam grupos de estudos em diversas disciplinas. Os encontros acontecem no contraturno do horário escolar, respeitando-se a disponibilidade de cada aluno-coordenador.

O que faz de tal experiência algo singular é que, por meio de uma linguagem própria, adequada à faixa etária, os jovens revisam conteúdos e esclarecem dúvidas, proporcionando uma nova abordagem em um ambiente descontraído. As possíveis dúvidas e dificuldades encontram na identidade dos agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a plena liberdade para sua expressão e a sinergia necessária para serem superadas.


Núcleos

No ano de 2018, o Colégio Universitas manterá em funcionamento os seguintes núcleos: Ação Social e Astronomia.

Os núcleos constituem-se em mais uma oportunidade para desenvolver habilidades e exercer o protagonismo juvenil. Os alunos interessados reúnem-se no período oposto às aulas. Trata-se de uma importante atividade de integração.


Orientação Profissional

O projeto de Orientação profissional do Colégio Universitas foi elaborado com a finalidade de disponibilizar um espaço de discussão para que o jovem possa canalizar produtivamente suas potencialidades, para melhor escolha da carreira.

“Se Oriente Rapaz” tem como finalidade oferecer ao pré-vestibulando momentos de reflexão sobre aspectos imprescindíveis relativos à escolha profissional, e ampliar o leque de opções de cursos que podem ser escolhidos e as principais faculdades que os oferecem.

Para tanto, oferecemos aos estudantes espaço para desenvolver o autoconhecimento através de atividades de dinâmica de grupo, rodas de conversa, palestras e visitas monitoradas para conhecer os cursos e a rotina da vida acadêmica através de atividades oferecidas pelas faculdades parceiras.


Projeto Diálogos

O projeto foi pensado a partir de uma reflexão própria da área da Sociologia em sua constante intersecção com a área da Ciência Política e da História.

Essa reflexão se dá através de uma observação profunda da realidade atual à luz da história da construção do nosso modelo de civilização Ocidental, culminando na elaboração, pelos alunos, de um Ciclo de Debates aberto à comunidade Universitas, aos familiares e aos amigos, estimulando assim a autonomia e o empreendedorismo.


Projeto Sarau

O projeto busca conciliar aprendizado com prazer. Os alunos das 2as séries aprendem, por meio da arte, conteúdos diversos: Geografia, História, Literatura, Filosofia e Sociologia. A ideia é garantir aos alunos um amplo domínio dos conteúdos do ensino médio de forma mais integrada e sincronizada e, ao mesmo tempo, torná-los protagonistas na aquisição do conhecimento, propiciando importantes vivências de livre expressão.


Projeto Sonhos, Grilos e Paixões

O concurso Sonhos, grilos e paixões, desde 1993, coordenado pelos professores da área de Humanas, tem como proposta, para 2018, criar um documentário, filmando uma situação que mostre relevância social e histórica e transmita mensagens positivas, de superação, solidariedade e de consciência social.


Projeto Unifaces

Trabalho interdisciplinar realizado nas 1as séries, em grupo, com consulta de material estabelecido ou orientado pelo grupo de professores envolvidos. O Projeto é desenvolvido através da criação de uma página de facebook na internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, envolvendo um assunto específico ou de âmbito bastante geral.


Revisão Parcial

Para os alunos das 3as séries, visando garantir uma efetiva articulação entre os conhecimentos construídos ao longo das três séries. Os alunos revisarão conteúdos de 1ª e 2ª séries em aulas no período oposto às regulares.


Projeto de Iniciação Científica (Projetão)

Desde 2007, o Projetão tem como objetivo permitir ao aluno do ensino médio um primeiro contato com a produção do conhecimento, aprendendo os rudimentos de uma pesquisa científica, regras, métodos e técnicas, bem como a formatação de um projeto.

Este ano é a 12ª mostra, viabilizada dentro dos parâmetros exigidos pela Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Universitas Virtual

Agenda escolar

  • Não existem eventos para esse mês.
Saiba mais
Youtube Twitter Facebook

Acompanhe também