Projetos

Página inicial » Projetos

Ação social

O Colégio Universitas tem como uma de suas diretrizes promover o exercício da cidadania. O intuito é fazer com que os alunos conscientizem-se quanto aos problemas que afligem a sociedade, desenvolvendo, assim, um novo olhar sobre a realidade e estimulando uma tomada de ação.

Vemos o resultado desse novo olhar e do protagonismo juvenil no Projeto Ação Social, que desde 1996, quando um grupo de alunos do Colégio propôs um trabalho voluntário na entidade Cruzada das Senhoras Católicas, vem se desenvolvendo e ampliando cada vez mais.

O Projeto vem acontecendo ano após ano, assumindo contornos diferentes de acordo com as ideias e os ideais de cada nova turma.

Hoje, os alunos envolvidos atuam nas creches Tic-Tac e Nayla, levando um pouco de seu talento e alegria nas visitas constantes, bem como arrecadações que visam suprir algumas das necessidades materiais dessas instituições. Há também o grupo de alunos que atua na ARS (Ação de Recuperação Social) oferecendo um plantão de dúvidas a alunos de 6º ao 9º ano da comunidade do Saboó. Em breve, outro grupo retomará o trabalho na Casa Vó Benedita, auxiliando no banho das crianças, nas tarefas escolares, ou simplesmente brincando, contando histórias, dedicando atenção e criando vínculos afetivos.

Todos saem ganhando com o Projeto, desde as instituições beneficiadas até nossos alunos, que se sentem úteis, valorizados, sensibilizados dando, assim, um passo concreto rumo às mudanças que queremos ver no mundo.


Meio ambiente e Ação Humana

O Projeto Meio Ambiente e Ação Humana apresentou, em 2012, uma nova roupagem. Além de proporcionar maior participação da família no processo da formação integral dos filhos, as mudanças também foram pensadas para inserir nossos estudantes nas discussões sobre o futuro da cidade de Santos face às perspectivas que o advento do “pré-sal” oferece.

Histórico

Proposto, desde 2007, para a segunda série do ensino médio, o Projetão (como é conhecido pelos alunos) tem por finalidade introduzir os conceitos de Metodologia da Pesquisa Científica e, principalmente, oferecer uma experiência prazerosa de aprendizagem permitindo que o estudante escolha seu tema de pesquisa conforme as suas habilidades e interesses. Uma equipe de professores se encarregava da orientação dos grupos de pesquisa, os quais, através do tema escolhido, aplicavam os conhecimentos formais adquiridos nas diferentes disciplinas da matriz curricular na identificação e na análise dos problemas existentes, bem como na proposição de soluções viáveis para estes. Os resultados obtidos foram bastante inspiradores, tanto que em quatro ocasiões tivemos trabalhos contemplados com a participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Versão 2012

Na última edição, sob o tema “Um olhar sobre Santos: que cidade temos e que cidade desejamos”, o objetivo foi pensar na cidade como um espaço de convivência coletivo, de direito e responsabilidade de todos e conscientizar o jovem da importância de conhecer melhor o lugar em que vive, bem como das possibilidades de participação e intervenção neste espaço. Para auxiliar neste trajeto, os pais dos alunos foram convidados a participar como palestrantes, examinadores de bancas e colaboradores na fase da pesquisa empírica.

Prof. Waldemar Alves Ribeiro Filho
(coordenador do Projeto)

Universitas Virtual

Agenda escolar

  • Não existem eventos para esse mês.
Saiba mais
Youtube Twitter Facebook

Acompanhe também